Quando pensamos em abuso infantil, podemos ter a tendência a pensar em abuso sexual. Mas será que existem outros tipos de abuso?
Sim, existem muitas formas de abusos e maus-tratos infantis, entre eles o abuso físico, o abuso sexual, abuso emocional ou psicológico, exploração e negligência.?
Abuso Físico?
Ocorre quando a criança sofre algum dano físico não acidental, através de castigos corporais como bater, sacudir, chutar, beliscar, queimar, etc. Importante lembrar que abuso físico não é acidente.?
Abuso sexual, é quando um adulto usa a criança para fins sexuais. Esse tipo de abuso pode trazer enorme sentimento de culpa e nem sempre a criança percebe que isso é errado. Por isso, muitas vezes a criança não denuncia o abusador.
Existem ainda casos em que a criança denuncia, mas os responsáveis não acreditam no que dizem, portanto fiquem atentos a qualquer comentário da criança sobre brincadeiras sexuais. Vale investigar!
Abuso emocional ou psicológico pode ocorrer quando os pais ou responsável perdem o controle e descontam seus problemas e frustrações nas crianças através de gritos, xingamentos, menosprezo, ameaças, insultos e etc.O abuso emocional prejudica o desenvolvimento mental e social de uma criança e causa danos emocionais graves.
Negligência infantil
É quando um dos pais ou cuidador não dá o cuidado, supervisão, afeto e apoio necessários para a saúde, segurança e bem-estar da criança.
É importante frisar que qualquer tipo de abuso deixa cicatrizes profundas.
Se você vir algum sinal de abuso em alguém que você conheça, ou se você mesmo já tiver passado por isso ou estiver envolvido em um relacionamento abusivo, procure ajuda imediatamente.